Vocês sabem porque o "Barber Pole" é branco, vermelho e azul?.


Você conhece a história do barber pole? Sabe o motivo pelo qual são usadas as cores vermelho, branco e azul?

Nos dias de hoje a profissão de barbeiro ganhou uma aura romântica que tem atraído muitos jovens para a nossa profissão. Mas nem sempre foi assim.

Desde de que o mundo é mundo e o homem tem cabelo nós, os barbeiro, estamos presentes. No Egito e em outras culturas antigas, por exemplo, os barbeiros eram sacerdotes, cujo principal papel era manter os maus espíritos afastados das pessoas. Eles faziam isso cortando e raspando pelos e cabelos que serviam de porta de entrada para esses demônios.

Na Roma e Grécia antiga, por volta do século 5 A.C, a profissão tomou a forma parecida com a que vemos nos dias de hoje. Os tonsores, como eram chamados em Roma, tinham as suas atividades resumidas a cortar cabelo e aparar barba, além da fofoca, é claro. Nada de expulsar demônios ou coisas do gênero.


Na idade média nos Concílio de Tours de 1163 e 1179 e do IV Concílio de Latrão de 1215, a Igreja Católica Romana decidiu que realizar cirurgias e sangrias era violar o templo do Espirito Santo, por isso padres e monges foram proibidos de realizar tal pratica. Sobrou para quem? Para os tonsores (barbeiros)!

Perfuração de bolhas, amputações,obstrução da bexiga, trepanação, processo pelo qual um buraco é perfurado na cabeça de uma pessoa para deixar sair as forças do mal que causavam doença mental e epilepsia, estavam entre os "cortes" mais pedidos nas Barber Shop da idade média.

Mas o "corte" campeão na época não era o disfarce, o pompadour, o razor fade, o side cut... O campeão era a sangria. Nesse processo o barbeiro utilizava uma lâmina bem afiada para  abrir uma veia e permitir que o sangue do "cliente" caísse em uma tigela pequena de bronze; para se promoverem, muitos barbeiros exibiam estas taças de sangue em suas vitrines para que as pessoas soubessem que ele conhecia tal técnica.

Durante o procedimento, o "cliente" apertava um bastão branco para estimular o fluxo de sangue, e tiras brancas de atadura eram usadas para limpar o "cliente". As ataduras brancas, mas sujas de sangue, eram colocadas do lado de fora da "barbearia" para secar. Viu o porque dos Barber Pole serem vermelho, branco e azul? Espera um pouco... Mas e o azul? Bem, perguntem aos norte americanos. Eles que colocaram o azul na história. 

Posted in , . Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Procurar

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.